quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A comunicação e a diversidade linguística na sala de aula

Nascemos com a necessidade de adaptação ao meio social, são os outros membros dessa sociedade que nos transmitirão sua cultura.No início, ainda sem frequentar uma escola aprenderemos de maneira informal, imitando os outros , acumulando experiências e fazendo relação entre elas, toda essa manobra só é possível graças as diversas formas de comunicação.

A comunicação é vital ao ser humano, estamos nos comunicando o tempo todo, seja por palavras, gestos ou ações.

Usamos vários códigos para nos comunicar, mas o mais importante deles é a linguagem, seja ela escrita ou falada.

No Brasil, por ser um país extenso, temos uma grande variedade linguística, mas a maioria das escolas ainda insistem em usar a linguagem na sua forma padrão, como se todos falassem e escrevessem igual. Isso tem trazido prejuízos para a educação , em alguns casos até a evasão escolar, uma vez que o aluno não se sente aceito pelo grupo quando fala ou escreve de maneira diferente dos demais.

A linguagem padrão, deve ser ensinada, mas sem dúvida a linguagem regionalizada é muito mais importante e eficiente para a comunicação. A forma de resolver essa questão seria as escolas e os professores levarem em consideração a cultura da comunidade onde o aluno está inserido,usando essa diversidade para enriquecer o conteúdo de suas aulas. O teatro , a música , a dança e as artes em geral ganhariam mais vida e transimitiriam ao aluno que ele é bem vindo e aceito do jeito que ele é.

Quem é aceito pelo grupo tem prazer em participar, contribuir e aprender com ele.

A escola e o professor que não aproveitam a diversidade linguística estão desprezando uma de nossas maiores riquezas e deixando de lado uma ferramenta muito importante para cativar e despertar o interesse do aluno.


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