terça-feira, 6 de outubro de 2009

O ensino de natureza e sociedade na educação infantil



Meio ambiente é um lugar determinado e/ou percebido onde estão as relações dinâmicas e em constante interação dos aspectos naturais e sociais.Essas relações acarretam processos de criação cultural e tecnólogica, e processos históricos e políticos de transformação da natureza e sociedade.(REIGOTA,1994).

Desde que o homem nasce ele está inserido no meio ambiente, nada mais justo que este tema seja aplicado na educação infantil, afinal o meio que se vive e a natureza estão a todo momento sofrendo transformações por conta dos hábitos e atitudes humanas. Neste momento mundial de preocupação com as gerações futuras cabe ao professor a tarefa de ensinar seus alunos que a natureza é imprencindivel para sua sob revivência no planeta, a escassez de água e alimentos em alguns pontos do mundo mostra claramente, que muito mais que um fenômeno natural é o resultado das ações impensadas dos homens que durante muitos anos não se preocuparam com ela.


A falta de bom senso na distribuição do que se tem, o capitalismo nu e cru pregado pelos governantes, a não preservação dos rios e lagos, o desperdício de energia elétrica e muitos outros fatores influenciaram para que essa situação chegasse aos limites do tolerável. Mas ainda há tempo para alertamos nossos alunos , muito mais que falar temos que pensar em situações práticas para que eles apliquem no seu dia a dia, pensar e aplicar projetos sobre desperdicio, ensiná-los a dividir o lanche com o amiguinho, tomar banho rápido, separar o lixo, tudo isso usando muito do lúdico e fazendo com eles utilizem o imaginário para por em prática tudo que aprenderam.

Muito mais que ensinar o professor deve ter um profundo respeito pelo aluno, seja ele quem for, deve sempre acreditar que ele é capaz e pode aprender a modificar o mundo à sua volta

[...] uma criança que cresce no respeito por si mesma pode aprender qualquer coisa e adquirir qualquer habilidade se o desejar. (MATURANA;REZEPEKA,2002)

Com muita imaginação podemos promover passeios pelas redondezas da escola, ir a um bosque, promover projetos sobre a energia elétrica, sobre vizinhança, sobre a importância de ajudar nas tarefas de casa, conhecer pequenos animais, em um zoológico ou até mesmo pedir para que tragam seus animais de estimação para sala de aula, num dia e horário específico e enfatizar os cuidados que se deve ter com eles, pequenas atividades que, se organizadas de maneira prazerosa será fixada com facilidade no dia a dia das crianças.

Organizar-se para aulas de natureza e sociedade exige um olhar atento ao que se passa com o aluno e o ambiente em que ele está inserido, conhecer a realidade dele e leva-lo a reflexão em como encontrar maneiras de modifica-lo com seus pensamentos e atitudes, leva-lo a construção de valores e conceitos que possam orienta-lo para o resto de sua vida e forma-lo para cidadania plena.





REFERÊNCIAS :
BRASIL. Ministério da educação e desporto. Secretaria da educação fundamental. Referencial curricular para educação infantil. Brasília: MEC/SEF,1998.3V.
UNOPAR. Universidade norte do Paraná. Apostila do curso de pedagogia. Fundamentos e metodologias do ensino da natureza e sociedade. Londrina. 2007.p 59-82.

4 comentários:

  1. Oi, gostei do seu texto! Objetivo e claro!!!

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  2. TEXTO MARAVILHOSO! ABRAÇOS................

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  3. Rosangela Freitas de Amorim25 de abril de 2010 às 16:51

    Muito bom. Nós educadores, precisamos vestir esta camisa e ir à luta com nossos pequenos.
    Bj
    Rosangela

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