quinta-feira, 8 de outubro de 2009

*Resposta à Folha de Londrina- Sobre a entrevista com Sr José Turozi

Com muito pesar e sem nenhuma surpresa, li hoje na Folha de Londrina as declarações do Sr José Turozi presidente da federação das APAES no Paraná, sobre a nova política do MEC com relação à inclusão de pessoas com deficiência na escola comum.( Parecer nº 13/2009 do conselho Nacional de educação (CNE)



Gostaria de lembrar que segudo o parecer as APAES não serão fechadas, como muitos vem pregando e que somente a parte pedagógica deixará de ser feita por elas. Antes que os pais se desesperem é bom saber que a parte terapêutica ( Fisio, fono e To etc) continuarão sendo feitas nessas entidades.



Sobre a inclusão nas escolas comuns, já é provado que os alunos só ganham com isso, uma vez que a diversidade humana pode ser fonte de grande aprendizado.



Sobre os professores estarem preparados ou não, é sabido que enquanto essas pessoas com deficiência estiverem longe do convivío social, os professores nunca estarão preparados. O que prepara alguém para ensinar além do conhecimento que se adquire na faculdade é o conhecimento de seu educando.



Dizer que inclusão abrupta é irresponsabilidade do MEC não faz sentido, uma vez que só existe uma forma de incluir que e é INCLUINDO.



Chamar pessoas com deficiência intelectual de doentes mentais, não é de bom tom para um presidente de uma entidade que diz ter respeito pelos seus alunos.



Como pedagoga e mãe de uma criança com deficiência intelectual totalmente inclusa na escola comum, deixo aqui meu protesto e o meu repúdio a essas declarações.





* A entrevista com esse sr. está na Folha de Londrina edição de 08/10/09.pag 3.ou acesse: www.folhadelondrina.com.br



*Texto enviado à folha de Londrina.Para enviar seu protesto : opiniao@folhadelondrina.com.br,com nome completo, endereço e rg.

3 comentários:

  1. Vou ser bem sincero...nem vou ler a entrevista para não me aborrecer.

    ResponderExcluir
  2. Vilma..no momento em q li ..PENSEI em vc....sabia q vc ficaria irada...e olha q tem mtos pais apoiando a tal reportagem..como vc sempre diz...cada pai..cada pai....

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou a primeira pela primeira vez....Bjs

    ResponderExcluir