quarta-feira, 2 de setembro de 2009

História da educação no Brasil- Uma síntese



Período colonial :A educação era apenas para os mais abastados e dirigentes. Ocorre o 1º plano educacional feito pelo padre Manoel de Nobrega. Fundação dos colégios jesuiticos onde ocorria a catequização e a educação profissional.

Período Imperial :Educação restrita a filhos de homens livres. Surge o sistema nacional de educação. Criação de normas para exercicio da liberdade de ensino e preparação para professores do ensino primário.

Período republicano: Grande valorização da cultura após a queda da bolsa de Nova York. Descentralização da educação : à União cabia o ensino superior da capital da republica, e aos estados a organização completa dos seus sistemas escolares. Ensino tradicional e autoritário com grande número de analfabetos

Período militar: Cerceamento à liberdade de expressão. Grande expansão das universidades. Criação de leis onde o governo administra e supervisiona as escolas para ter o controle da população.

Período de redemocratização: Questionamento da organização escolar. Estudos sobre filosofia e pedagogia no intuito de mudar o sistema educacional. Reconhecimento de que o homem é formado pelo seu trabalho e o meio em que vive.

Educação atual: A escola é para todos, mas não é de qualidade. Leis para a educação estão apenas no papel e não não são cumpridas. Favorecida pela globalização pode ser usada para formação cada vez melhor dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário