quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A importância da educação Física no ensino fundamental


O ser humano está sempre em movimento, a consciência desse movimento só se faz possível a partir do conhecimento prévio de como ele se dá.

A escola deve considerar o aluno como aquele que é capaz de aprender sempre e em qualquer situação. Por isso o trabalho sobre temporalidade com as crianças é de suma importância para que elas se coloquem no controle de suas vidas.

As interações que acontecem no ambiente escolar, pela sua complexidade proporcionam às crianças situações nas quais elas sejam capazes de inventar, construir e reelaborar conceitos e idéias, numa atuação consciente e crítica.

O professor deve utilizar estratégias que possibilitem às crianças realizarem regulações compensatórias para que possam aprender e entender essa temporalidade.
A metodologia usada deve servir como mais um elemento de integração entre os seus pares.

Noção de tempo e de espaço é adquirida em exercícios físicos, mas muito mais no exercício de diálogo entre os participantes de uma aula.
As crianças como seres em constante aprendizado, devem ser direcionadas a se situarem em todas as situações de forma crítica e responsável.

A aula de educação física além de desenvolver a capacidade motora das crianças traz em sua bagagem as questões como coletividade, respeito, dedicação e amizade.
A educação física também transcende a questão da motricidade quando apresenta entre seus conteúdos a dança, o desporto a ergonomia, a reabilitação e as estruturas capacitivas.

“E é o corpo do mais complexo dos organismos vivos, o ser humano, que nós vamos estudar. Um corpo que é motricidade, e como tal, simbólico e metafórico, reprimido e ansioso, mas sempre em auto organização, em permanente anseio de transcendência.” (SÉRGIO, 1996, p17)


Então a educação física é muito mais que atividades físicas ela fala sobre artes, sobre cultura, sobre o tempo, sobre as relações, enfim sobre a vida como um todo.

È preciso que o professor considere cada aluno como único, com sua história, seu modo de aprendizado, para que todo o ensino vá de encontro com sua realidade e faça de fato diferença no desenvolvimento dele.
Assim como as outras matérias a educação física exige do professor um planejamento e um objetivo a ser alcançado, e isso só será possível se entre suas estratégias ele considerar as especificidades de cada aluno.

O conteúdo da aula deve ser pensado de forma que contemple ao aluno uma opção de vida e a chance de mudar sua realidade através daquele conhecimento, por isso o conteúdo deve vir primeiro, depois vamos objetivá-lo.
A educação física dá ao professor do ensino fundamental bases e conteúdo para que ele, dentre tantas matérias transmita conteúdos valorosos de uma forma menos cartesiana e sistemática.




Referência:
UNOPAR, Universidade norte do Paraná. Instrumentação do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: fundamentos e metodologias, Londrina: Unopar, 2008.p.161-190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário